Óleo de Cozinha - O grande inimigo



Boa notícia! Dependendo da sua atitude, o óleo de cozinha não viverá mais que você. Note, óleo combina com fritura, uma das maravilhas da alimentação moderna. Em minha opinião, todos os alimentos fritos são saborosíssimos. Já imagino uma porção de batata frita na frente ou os deliciosos bolinhos de chuva. Que delícia! O Óleo de cozinha uma das maravilhas da culinária é altamente prejudicial ao meio-ambiente. Segundo a SABESP, cerca de 1L de óleo polui o equivalente a 1000 000 de litros de H20. Pense, isso equivale ao consumo de 200 000 meses de uma residência com a média de consumo de 5 m3. Uma quantidade absurda de H2O para uma quantidade comparativamente desprezível de óleo.
O problema ambiental resultante do descarte inadequado do óleo de cozinha é a sua insolubilidade em H20. Isso leva a formação de uma fina lâmina de óleo sobre a superfície da H2O, o que impede a passagem de luz através da aglutinação de resíduos e, por consequência, prejudica a oxigenação e evaporação da água. Toda a fauna e flora aquática são prejudicadas.
Quando jogado na terra promove a impermeabilização do solo. Isto acarreta o aumento do escoamento superficial e acumulo de H20 contribuindo para o agravamento das enchentes. Além da poluição do lençol freático. Sim, o mesmo lençol responsável pela água de rios, riachos e lagos.
Traduzindo, o óleo de cozinha uma das maravilhas da cozinha moderna não é tão formidável. O óleo promove grande degradação da qualidade da água de rios e diversos corpos de H20 com consequências para fauna, flora e o próprio homem. A diminuição de seu impacto depende apenas de nós.

Comentários