"A mentira está lá fora"



Durante as pesquisas para a série de posts relacionados à questão dos problemas ambientais provocados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha surgiram informações errôneas em muitos sites pesquisados. Principalmente, sobre o mau cheiro provocado pela decomposição do óleo de cozinha. Informações copiadas e recopiadas inúmeras vezes e responsáveis por tornarem o certo em errado devido ao número elevado de repetições nos mais diversos blogs e sites. Como diriam os manipuladores de plantão: “Conte uma mentira muitas vezes para torna-la uma verdade”.
Por exemplo:
 Recortei o texto inteiro para o entendimento do texto e contexto. O processo de decomposição do óleo de cozinha gera gás metano (CH4). Isto é uma verdade indiscutível. Porém, a quantidade de CH4 em relação ao Ar Atmosférico é tão pequena que não há risco de explosões. O risco existe quando há acumulo de CH4 em lugares fechados.
O problema é a maior eficiência do gás metano como agente estufa quando comparado com o Dióxido de Carbono ou gás carbônico (CO2). O CH4 acumula dez vezes mais calor que o CO2.
            Veja o slide abaixo, parte integrante do material de formação usado no aperfeiçoamento de professores.


Como vista acima, os conceitos errôneos são propagandeados para os mais diversos públicos. Estes tem muitas vezes um poder de divulgação maior que outros, por exemplo, professores e suas salas de aulas com numerosos alunos. Uma mentira torna-se verdade.
O texto acima mostra também o desconhecimento sobre a ausência de cheiro do gás metano. Sim, isso mesmo o CH4 é inodoro. A decomposição do óleo de cozinha produz substâncias com odores desagraveis, mas o metano é inocente dessa acusação.
O CH4 leva a culpa do mau cheiro devido ao costume de atribuir ao gás de cozinha constituído majoritariamente dos hidrocarbonetos propano e butano um odor desagradável. O metano, propano e butano são hidrocarbonetos inodoros. As substâncias responsáveis pelo mau cheiro do gás de cozinha pertencem à classe das mercaptanas. Estas são odorizantes de segurança, ou seja, facilitam a percepção de vazamentos pelo mau cheiro.
Porém, há muitos sites e blogs coerentes com o tratamento das informações e usuários da mesma fonte de pesquisa. Por exemplo:
 Por isso, tome cuidado com as informações apresentadas na internet. Não confie cegamente. Confie na diversidade de fontes. Para que o mantra de Arquivo X, “A verdade está lá fora” não seja substituído por “A mentira está lá fora”.

Comentários