John Dalton, o químico Daltônico


Quando Muitas vezes quando criança fui chamado de Daltônico quando não enxergava direito algo visivelmente claro.  Quando aprendi a ler descobri o significado.  O termo é usado para designar pessoas portadoras de deficiência na percepção de cores.
Sempre tive muita curiosidade quanto a origem dos nomes. Qual seria a origem do termo Daltonismo? Quando no primeiro ano do colegial descobri a Química e os Modelos Atômicos com sua busca na compreensão da composição da matéria.
Com a história da evolução dos modelos atômicos, vi o primeiro de todas as tentativas de explicação sobre a composição e estrutura da matéria, o Modelo Atômico de Dalton. Hoje um modelo superado, mas na época uma obra prima da Ciencia Química. Um modelo baseado em fatos experimentais largamente demonstrados por Lavoisier e Proust. Não uma simples proposição teórica proposta por Demócrito e Leucipo de Mileto.
Demócrito e Leucipo cunharam o termo Átomo. Dalton resgatou o Átomo de maneira aceitável para aquele momento histórico cientifico. O átomo a única maneira de explicar a Lei da Conservação das Massas e a Lei das Proporções definidas.
Lembrei! Falava e Daltonismo. Bem Dalton era Daltônico. Ele e seu irmão enxergavam o mundo em tons azulados devido a uma anomalia visual responsável por afetar a percepção das cores. Dalton foi o primeiro a pesquisar essa anomalia, a qual recebeu o nome de Daltonismo em sua homenagem.
Então, eu era homenageado e não percebia.

Comentários