As origens da Alquimia e Química

            Sempre me interessei pela origem das palavras. Claro que entre as palavras sempre me interessou as origens das palavras Alquimia e Química.
            A concepção mais aceita para a origem para as palavras Alquimia e Química é a de Lippemann. As palavras teriam se originado do grego chemya, a qual seria derivada do egípcio kam it ou kem it cujo significado seria negro. São três as explicações para a essa palavra ser a origem da Química.

  • Primeira explicação: referência ao local de origem, o solo negro do Egito com as margens férteis do Rio Nilo, o qual seria berço da Alquimia;
  • Segunda explicação: uma das etapas da transmutação alquímica;
  • Terceira explicação: significaria negro ou preto porque a alquímica recebia a denominação de Arte Negra.
Para alguns autores a palavra Química derivou do chinês Kim mi derivado do dialeto Hakka ou kim mai do dialeto Cantonês, o qual significa segredo.
Para outros historiadores acreditam que a palavra kymia seja derivada do grego chimia cujo significado é fundir ou moldar um metal porque os primeiros alquimistas teriam tidos suas práticas relacionadas com a metalurgia.
As origens são muitas. Por isso, escolha a explicação que mais lhe agrade.


Referências:

  • MAAR, Juergen Heinrich. Pequena história da Química: Primeira Parte: dos primórdios da Lavoisier. Primeira edição. Florianópolis. Editora Papa Livro, 1999. v.1.
  • NEVES, Luiz Seixas das; FARIAS, Robson Fernandes de. História da Química: um livro texto para a graduação. 2ª edição revisada. Campinas – SP. Editora Átomo.2011. Volume único.

Comentários